Truques matemáticos com magia: uma expressão inclusiva para baixa visão e cegueira

AUTORES

Jorge Nuno Silva | jnsilva@cal.berkeley.edu | Universidade de Lisboa

Carlota Brazileiro Dias | carlotadia@gmail.com | Escola Secundária Matias Aires

RESUMO

A Magia é uma composição de efeitos surpreendentes que resultam da aplicação de diversos conhecimentos oriundos das ciências exatas. O projeto Truques Matemáticos com Magia ilustra a possibilidade de se aplicarem determinados princípios matemáticos ao serviço da educação matemática, em particular, da educação matemática para crianças e jovens com baixa visão e cegueira.
A experiência aqui narrada refere-se a uma iniciativa que incluiu um trabalho colaborativo entre crianças e jovens com problemas de visão do Centro Helen Keller e da Escola Secundária Matias Aires e, por conseguinte, ilustra os resultados de uma inclusão em pleno. Desta cooperação derivou um espetáculo conjunto de truques de magia que encantaram e intrigaram as plateias.
Os Mágicos começaram por envolver os vários elementos do público em cenários de verdadeira ilusão, seguindo-se uma explicação da sua concretização e do “segredo matemático” subjacente a cada truque realizado. Saliente-se que o espetáculo patenteou diversos truques de ilusionismo, cujos efeitos resultam de regularidades e de princípios simples da matemática.
Os recursos materiais utilizados foram alvo de um conjunto de adaptações de acordo com as necessidades de cada um dos Mágicos Especiais. A Matemática, na sua expressão mais recreativa, facultou a um Mágico Especial a adivinhação da idade e, até, do número de vezes que uma pessoa se apaixonou ao longo da vida. Para se perceber como, basta uma leitura atenta deste artigo…

PALAVRAS CHAVE

truques matemáticos; magia; baixa visão; cegueira; inclusão; educação.

DATAS RELEVANTES

Publicado: 2013/12/21