Damas Bricolage

Damas Bricolage (Do-it-yourself Draughts) é um jogo de Walter Sanders, concebido na década dos 1890s.

diagramas da página do Jeux Strategie

Regras. Cada jogador tem dez peças e 20 fichas (um conjunto claro e outro escuro).

Primeira fase: Em cada turno, o jogador pode (a) colocar uma peça sua numa ficha vazia da sua cor, (b) colocar uma ficha sua ao lado de outra ficha já colocada, (c) ou colocar ambas.

Segunda fase: Quando todas as peças e fichas tiverem sido colocadas, as peças podem mover-se para qualquer ficha vazia adjacente da sua cor (incluindo na diagonal).

No entanto, em ambas as fases, as peças também têm a opção de capturar. As capturas são feitas ao saltar por cima de uma ou mais peças inimigas consecutivas, desde que exista imediatamente a seguir uma ficha vazia da sua cor onde a peça possa terminar o movimento.

As capturas são múltiplas, ou seja, após uma captura, o jogador pode continuar a capturar com a mesma peça. E, tal como nas Damas, as capturas são obrigatórias (se houver várias opções, o jogador pode escolher qual executar). As capturas são obrigatórias em ambas as fases.

Note-se que é possível colocar uma ficha de forma a abrir uma possibilidade de captura que deve ser executada nesse mesmo turno. No entanto, mesmo que seja possível colocar uma ficha nessas condições, o jogador pode optar por não o fazer.

Vence o jogador que capturar ou bloquear todas as peças adversárias. Se já não forem possíveis interações entre peças, vence o jogador com mais peças com mobilidade (peças bloqueadas não contam). Caso contrário, o jogo termina em empate.

Exemplo: neste diagrama, os jogadores já não podem interagir entre si. Assim, as Negras vencem, pois têm duas peças com mobilidade, contra apenas uma peça branca com mobilidade.

O jogo apareceu na obra Games and Puzzles for Addicts, de Roger Millington (1979):

O jogo  apareceu igualmente na revista Jeux et Stratègie #42 em 1986:

— John Pedro Neto