Tablut
História
O jogo dos vikings, ou Tablut, é muito antigo. É originário do norte da Europa e era praticado por suecos, dinamarqueses, finlandeses, islandeses e russos. A referência mais remota que se conhece data de 400 d.C. Acredita-se que os vikings o levaram para as ilhas britânicas, Índia, Pérsia e Iraque. As regras das versões mais antigas não se conhecem, porque somente sobreviveram alguns tabuleiros, peças e pequenos e obscuros comentários na literatura. Sabe-se, contudo, que o jogo era conhecido por tafl, que significa “mesa”.
Em 1732 Lineu visitou visitou a Lapónia e encontrou o jogo ainda a ser praticado. A versão das regras que registou são as que aqui apresentamos.
Material
O Tablut joga-se num tabuleiro 9×9, em que um jogador controla um rei, que começa na casa central, e um exército de 8 suecos (Brancas). O adversário dispõe de 16 moscovitas (Negras).
Definições
Captura por custódia — quando duas peças da mesma cor aprisionam uma adversária na mesma linha ou na mesma coluna, esta é capturada.
No diagrama seguinte, se as Brancas jogarem como a seta sugere capturam a peça negra.
Regras
Todas as peças se movem como a torre do xadrez. O rei é a única peça que pode ocupar na casa central.
Todas as peças podem ser capturadas por custódia, excepto o rei. Todas as peças podem mover-se para uma casa que tenha dois vizinhos adversários, na mesma linha ou na mesma coluna, sem ser capturada.
Para capturar o rei é necessário ocupar as quatro casas ortogonalmente adjacentes à sua posição, ou três, se a quarta for a casa central do tabuleiro.
Objectivo
Para as Brancas: o rei deve atingir uma das quatro margens do tabuleiro sem ser capturado pelo adversário.
Para as Negras: capturar o rei branco.