Nine Men Morris
História
Este jogo é muito antigo, ninguém sabe ao certo quanto. Há gravações que nos chegam do Egipto antigo ilustrando este tabuleiro.
A família dos jogos do tipo “três em linha” é grande, o nosso jogo é o penúltimo desta pequena lista.
Material
O Nino Men Morris ou Moinho joga-se num tabuleiro que consiste em três quadrados concentricos ligados por linhas que unem as partes médias dos quadrados internos às dos exteriores. Utilizam-se 9 peças brancas e 9 peças negras.
Definições
Moinho — três peças da mesma cor em linha.
Regras
No início, o tabuleiro está vazio. Cada jogada consiste em colocar uma peça num dos 24 cruzamentos de linhas. Numa primeira fase os jogadores alternam colocando peças em intersecções vazias até as 18 peças estarem em jogo. Depois, alternam movendo uma peça para um local adjacente que esteja livre.
Em qualquer destas fases, um jogador que consiga um moinho pode remover uma peça adversária do tabuleiro à sua escolha, desde que esta não faça parte de um moinho. Se todas as peças adversárias pertencerem a moinhos, retira uma qualquer. Somente quando se forma um moinho há lugar a captura, mas é normal um jogador desfazer um moinho para o refazer de seguida com captura de uma peça.
Peças capturadas abandonam definitivamente o jogo. O jogo termina se um jogador foca com menos de três peças ou impedido de jogar.
Objectivo
O objectivo consiste em reduzir o número de peças adversárias a menos de três ou bloqueá-lo.
Variantes
Às vezes usa-se uma regra extrema quando um jogador só tem três peças.
Neste caso, o jogador que só tenha três peças pode jogar para qualquer ponto do tabuleiro, independentemente de ser adjacente ou não.
Tabuleiros com desenhos alternativos têm sido usados ao longo dos séculos. A mais comum é a que se obtém do nosso juntando as quatro diagonais nos cantos(ver último tabuleiro da ilustração acima). As peças podem mover-se e formar moinhos nestas novas linhas também.