Axom é um jogo de 2001 desenhado por Michel Villalonga, e publicado pela editora Gyptis Edition.
As peças e o tabuleiro:
Uma descrição parcial das regras:
Michel Villalonga apresenta uma criação original com o seu jogo Axom. O nome do jogo provém de Axe (eixo) e Somme (soma), uma vez que o eixo de deslocamento de uma pilha de peças é determinado pela soma das peças que a compõem.
Uma pilha de duas ou quatro peças “cai” numa linha reta, vertical ou horizontal, sobre a casa ou as três casas alinhadas ao longo do eixo. Por exemplo, uma pilha de quatro divide-se em quatro partes, que se tornam pilhas individuais de uma peça ou acrescentam uma peça às pilhas onde aterram. Já uma pilha de três peças cai na diagonal. Uma única peça move-se uma casa na diagonal.
A Tête (Cabeça) é equivalente ao Rei no xadrez. O seu movimento está limitado a uma casa em qualquer uma das oito direções possíveis, mas não pode empilhar-se com outras peças. O objetivo do jogo é capturar a cabeça do adversário.
As regras completas podem ser lidas aqui.
§
Esta regra em que o tipo de movimentos depende do tamanho da pilha é também aplicado no jogo Xadrez Abstrato, onde cada tamanho de pilha define uma peça de xadrez. A parte interessante é que os jogadores podem transferir poder passando uma peça de uma pilha para a outra pilha vizinha.
a posição initial é a do Xadrez.
existe um zrf para jogar com o Zillions of Games
— João Pedro Neto