Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar
Ludus em mudanças! O serviço web anterior está acessível em ex.ludicum.org e estamos a migrar o seu conteúdo para aqui.
Secções
Entrada Novo número do Jornal das Primeiras Matemáticas

Novo número do Jornal das Primeiras Matemáticas

2018-12-25 · última modificação 2018-12-25 18:25
Saiu o N.º 11 do Jornal das Primeiras Matemáticas.

 

Saiu o N.º 11 do Jornal das Primeiras Matemáticas.
O Projecto Prof DA nasceu em setembro de 2015, no contexto do Programa ProSucesso Açores pela Educação, da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores. As orientações científicas e didácticas que estão na base da acção do Prof DA (professor qualificado na superação de dificuldades de aprendizagem) são fornecidas pela Oficina de Formação Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade da Universidade dos Açores. A acção do Prof DA desenvolve-se em contexto de trabalho colaborativo com os titulares de turma e tem por base estudos provenientes das neurociências cognitivas, que apresentam pistas sobre a forma como o cérebro de uma criança aprende Matemática, e alguns casos de sucesso do ensino da Matemática, destacando-se o Método de Singapura, que nos apresenta centenas de pormenores de ordem científica e didáctica testados com sucesso em vários países.

O que se passa nos Açores é único. Alia de forma eficaz os dois ingredientes mais importantes para um projecto deste género: uma enorme competência e um contagiante entusiasmo. Sob coordenação do inexcedível Prof. Dr. Ricardo Cunha Teixeira, da Universidade dos Açores, e com o empenho de dezenas  de professores dedicados e motivados, foi possível erguer algo que é muitíssimo raro, não só em Portugal como no mundo. A Associação Ludus endereça enormes parabéns a toda a equipa envolvida!
É um privilégio para o Jornal das Primeiras Matemáticas poder publicar alguns textos saídos de tão importante projecto. Os três primeiros artigos do número 11 ilustram o que se está a fazer. Desfrute, e boas festas!