Aveiro: Jogos Matemáticos desafiam 2 mil alunos de escolas portuguesas.

2023-03-24 10:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Perto de 2 mil alunos, do básico e do secundário, participam no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Evento no pavilhão da UA em competição promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva.

A edição deste ano letivo é organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da UA e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Jorge Nuno Silva, da associaçção ludus, adianta que a resposta tem sido positiva por parte das escolas (com áudio)

Há seis jogos (Semáforo, Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go), distribuídos por doze categorias, em provas ao longo do dia.

Para esta edição do Campeonato, estão inscritos cerca de dois mil alunos, de aproximadamente 350 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.

Os alunos confessam tratar-se de um evento que convida ao desafio (com áudio)

“Competição” no Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, com cerimónia de entrega de prémios prevista para as 17h00.

Paralelamente às competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos.

Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.

O responsável pela organização não esconde que os jogos matemáticos fomentam o interesse pelas ciências exatas (com áudio)