Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar
Ludus em mudanças! O serviço web anterior está acessível em ex.ludicum.org e estamos a migrar o seu conteúdo para aqui.
Secções
Entrada Acção de Formação "Matemática Recreativa"

Acção de Formação "Matemática Recreativa"

2018-08-27 · última modificação 2019-03-06 20:53
Vai realizar-se a ação Matemática Recreativa no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa) — das 9:00 às 18:00, em 16, 23 e 30 de março de 2019. Ainda são aceites inscrições individuais.
MUHNAC—Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (Rua da Escola Politécnica, 56 -60, 1250 -102 Lisboa)
2019-03-16 até 2019-03-30
Nome do Contacto:
Telefone do Contacto: 963471954
Adicionar evento ao calendário: vCal · iCal

 


Matemática Recreativa

Registo: CCPFC/ACC-102504/19, Nº de horas acreditadas: 25, 
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos Grupos 230 e 500

A Matemática Recreativa é o conjunto dos resultados, problemas, métodos e ideias matemáticas que, se bem que objeto da atenção dos profissionais, podem ser apreciadas por muitos mais.

A História deu-nos vários exemplos, em que a recreação e a seriedade se combinam: a teoria das probabilidades nasceu da análise, a pedido de jogadores, dos jogos de azar; a teoria de grafos tem o seu ponto de partida no estudo que Euler realizou sobre o puzzle ‘As Pontes de Koenigsberg’.

Alguns problemas, apesar de serem extremamente difíceis, têm enunciados fáceis de compreender, constituindo grande parte da Matemática Recreativa. Por exemplo, números perfeitos são os que igualam a soma dos seus divisores, como o 6 (6=1+2+3). Há números perfeitos ímpares? Há uma infinidade de números perfeitos? Estas questões são talvez as mais antigas da matemática, e continuam sem resposta...

Esta ação pretende que os formandos enriqueçam as suas capacidades pedagógicas e didáticas mediante a utilização da Matemática Recreativa. Esta, com os seus problemas e atividades apelativas, está naturalmente indicada para motivar o interesse dos estudantes.

Programa resumido: - O Papiro de Rhind. A numeração binária e a sua aplicação na aritmética egípcia. Os problemas recreativos do papiro. As frações unitárias. A “quadratura do círculo” de Ahmes. - As coleções de problemas. Alcuíno, Fibonacci, Luca Pacioli, Bachet, Lucas. - As pontes de Koenigsberg, o Jogo Icosiano e as respectivas ligações à teoria de grafos. - Martin Gardner: análise de alguns capítulos dos seus livros.

-

O pagamento, (80€, 64€ para sócios) pode ser efectuado por PayPal para ludus@ludicum.org, ou por  transferência para a conta

 

A prova de pagamento deve ser enviada por email, até uma semana antes do início da ação, para o endereço cfludus@gmail.com.