Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar
Ludus em mudanças! O serviço web anterior está acessível em ex.ludicum.org e estamos a migrar o seu conteúdo para aqui.
Secções
Entrada Acção de formação "Etnomatemática para Professores"

Acção de formação "Etnomatemática para Professores"

2020-12-31 · última modificação 2021-04-01 22:29
Vai ter lugar a acção de formação "Etnomatemática para Professores" (25 horas) nos próximos dias 04, 11 e 18 de Setembro de 2021, por via remota, via Zoom. O horário é 9:00-18:00. As inscrições estão abertas, por favor envie email para cfludus@gmail.com.
2021-09-04 até 2021-09-18
Nome do Contacto:
Telefone do Contacto: 963471954
Adicionar evento ao calendário: vCal · iCal

CCPFC/ACC-111205/21

 

Professores dos Grupos 230 e 500.

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Para efeito de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) a presente acção releva  para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

 

Preço: 64€ (sócio da Ludus); 80€ (não sócio). Dados bancários para a transferência aqui. Por favor envie o comprovativo do pagamento para cfludus@gmail.com.

 

A ação Etnomatemática para Professores (25 horas) foi concebida tendo em conta que o professor de hoje deve, para além de ser bom conhecedor dos conteúdos que ensina, ter consciência da influência que os contextos culturais exercem sobre a matemática. Se bem que a matemática seja a mais universal das ciências, com os seus resultados apoiados na mais rigorosa argumentação lógica, podemos testemunhar várias tradições no seu desenvolvimento. Uma abordagem que atenda à diversidade vai munir os docentes de capacidades que promoverão, num mundo cada vez mais multicultural, um desempenho  mais enriquecedor para todos os intervenientes.

 

A ação de formação está concebida para um número total de 25 horas, durante as quais se abordará os seguintes temas:
1. Viagem histórica e geográfica centrada na análise dos sistemas de numeração, na aritmética elementar e nos artefactos de cálculo.
2. O nascimento da Geometria. As tradições africana, egípcia, chinesa, japonesa e grega. Um exemplo essencial: o Teorema de Pitágoras nas diversas culturas.
3. Relações entre matemática, cultura e arte. Como a matemática permite identificar contextos culturais diversos. O caso dos ornamentos e artes visuais nos diversos grupos culturais.
4. Exemplos etnomatemáticos clássicos: Os Sona africanos, os jogos tradicionais, os Sangaku.