Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Entrar
Ludus em mudanças! O serviço web anterior está acessível em ex.ludicum.org e estamos a migrar o seu conteúdo para aqui.
Secções
Entrada “Jogos Matemáticos através dos Tempos” na Guarda até 14 de outubro.

“Jogos Matemáticos através dos Tempos” na Guarda até 14 de outubro.

2016-09-18 · última modificação 2016-09-18 18:22
Inaugurou no dia 5 de setembro, na delegação da Guarda do Instituto Português do Desporto e da Juventude, a primeira itinerância da exposição “Jogos Matemáticos através dos Tempos”.

Uma exposição patente no MUHNAC-Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa desde 2008 e que apresenta várias réplicas de alguns dos jogos matemáticos mais fascinantes que a humanidade criou. Na versão itinerante, acompanham os painéis um conjunto de jogos para os visitantes experimentarem, onde se incluem os selecionados para o próximo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (no ano letivo 2016/2017, a realizar-se em Guimarães). A exposição é da autoria do historiador e divulgador da matemática Jorge Nuno Silva e resulta de uma colaboração entre a Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática, o MUHNAC, a LuduScience e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.

Esta itinerância está incluída num programa mais amplo de atividades, ao qual se chamou “Jornadas Internacionais de Jogos”, e que contempla também as “V Jornadas de História dos Jogos em Portugal”, de 29 de setembro a 1 de outubro, entre muitas outras atividades que podem ser apreciadas até outubro de 2016 na cidade da Guarda.